EGA (Encontro Geral de Animadores) 2009
Ínicio: 26 Setembro 2009
Fim: 26 Setembro 2009
Decorreu no dia 26 de Setembro de 2009 mais um Encontro Geral de Animadores (EGA), no Seminário dos Olivais. Aproximadamente 70 jovens estiveram reunidos para um dia formativo dedicado ao tema “Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” e para a apresentação das actividades juvenis para esse ano pastoral.
Passavam poucos minutos das 10h quando se deu início ao EGA. Depois de revistas algumas caras conhecidas e trocadas algumas palavras, os presentes dirigiram-se para o Auditório “Cardeal Policarpo” para serem rezadas as Laudes, presididas pelo Bispo D. Carlos Azevedo. Seguindo uma estrutura um pouco diferente do habitual, todos os jovens foram interpelados por algumas questões relacionadas com o tema pastoral deste ano, havendo ainda um momento para a entrega dos certificados aos jovens que concluíram no ano anterior a Formação de Animadores (FA).
De seguida, D. Carlos Azevedo tomou a palavra para falar a todos os presentes sobre a vida eterna. Iniciando a palestra com a contextualização bíblica da pergunta do jovem a Jesus “Mestre o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” e a sua extrapolação para os nossos dias, foi apresentada a perspectiva da vida eterna como algo ao alcance de cada um e que pode ter já início na vida terrena. Não foram descurados vários aspectos, nomeadamente o tempo e o espaço em que a vida eterna se situa. E nesta perspectiva, a vida eterna foi definida como algo que tende para um movimento circular, no qual as acções no nosso quotidiano acabam por definir a nossa entrada neste “círculo”. Houve ainda espaço para algumas perguntas onde foi possível perceber que o Amor, podendo ser uma manifestação terrena, é a expressão máxima da vida eterna.
Após um curto intervalo para restabelecer forças e atenções, foi a vez do Professor José Luis, professor de filosofia, formador de voluntários de Care Teams das companhias aéreas TAP e SPANAIR e apresentado como um “especialista sobre o tema da morte” apresentar algumas ideias sobre este assunto. Para além de várias incursões e explicações sobre a forma como a morte é vista em diversas religiões, a relação do homem com o seu próximo, em resposta ao que Deus pede a cada um, não foi descurada. Foi esta aliás a maior premissa das palavras comunicadas, tendo sido destacada a importância de manifestarmos o nosso amor ao próximo, aos que estão à nossa volta e com quem lidamos no dia-a-dia, bem como a darmos graças por tudo o que Deus coloca na nossa vida, em comparação com quem tem tão pouco.
Da parte da tarde, foi dado espaço a actividades mais práticas. Primeiramente, a Pastoral da Família apresentou um curto jogo de perguntas e respostas, nas quais todos os jovens eram convidados a responder instintivamente às perguntas colocadas relacionadas com a família, com o amor, o namoro e os afectos. De seguida foi apresentado o calendário da juventude para o ano pastoral, incluindo as actividades da Pastoral da Juventude, Universitária e Vocacional (JUV).
A conclusão do EGA deu-se com a oração de Vésperas.