XVI Festival da Canção Cristã 2011
Ínicio: 1 Outubro 2011
Fim: 1 Outubro 2011
Os jovens de Lisboa mostraram-se “enraizados e edificados em Cristo”!
O XVI Festival Diocesano da Canção Cristã, realizado no sábado, dia 1 de Outubro de 2011, no Colégio dos Maristas, em Carcavelos teve como tema o mesmo escolhido pelo Papa para as JMJ – ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’. Durante cerca de quatro horas, o ambiente de alegria e de festa juvenil foi uma marca reinante daquele serão de sábado onde, através de pequenos filmes e testemunhos de quem esteve na JMJ Madrid, se procurou recordar e reviver os momentos vividos no passado mês de Agosto com Bento XVI. Cerca de 600 pessoas assistiram a este evento num auditório que, por isso mesmo, se tornou pequeno.
Recordar a JMJ de Madrid
O Serviço da Juventude de Lisboa levou a Madrid mais de dois mil jovens, e por isso mesmo este festival que foi a primeira actividade juvenil realizada neste ano pastoral, serviu de reencontro após as jornadas. “Foi o melhor festival, como nunca tivemos”, disse o padre Carlos Gonçalves, director do Serviço da Juventude, fazendo um balanço ”bastante positivo” da actividade. Já para ‘Rosarinho’ Pascoal, da equipa deste organismo diocesano, durante o festival da canção foi possível perceber como “as pessoas vieram transformadas de Madrid e transformaram os seus amigos”, disse em entrevista realizada na emissão online em directo, transmitida pelo site do Patriarcado de Lisboa. “É preciso e necessário, no mundo de hoje, transmitir alegria e talvez por isso o Papa Bento XVI tenha escolhido para tema das próximas Jornadas Mundiais da Juventude ‘Alegrai-vos no Senhor’, referiu. “Sermos homens e mulheres alegres e felizes no mundo de hoje é a forma melhor de evangelizar”, salienta.
Projecto Rumos nasce no Sobral de Monte Agraço
A canção vencedora do festival, que representava a antiga Vigararia X (hoje, Vigararia de Alenquer), foi interpretada por um grupo de jovens que há vários anos participa em festivais vicariais e até diocesanos, e que decidiu juntar-se num projecto musical designado por ‘Rumos’. “O grupo já tem dado alguns concertos na zona”, mas espera “no futuro vir a cantar num festival como convidados, para animar as pessoas”, referiu. Quanto à canção que levaram ao festival e conquistou o primeiro lugar, refere ter procurado ser uma música que tentou “transportar para todas as pessoas aquilo que é a vivência cristã” do grupo. “Daí erguermos os nossos braços ao céu e tentamos levar dessa maneira o nosso sentimento ao público”, disse.
Os ‘vencedores’
Das doze canções concorrentes, em segundo lugar na classificação ficou o tema ‘Voz presente’ da paróquia de Santo Isidoro (Vigararia XI) e no terceiro lugar a canção ‘Acolhe-me em Ti’, da paróquia de Rio de Mouro (Vigararia VI). A canção ‘Voz presente’, de Santo Isidoro, conquistou ainda os prémios de melhor música e de melhor interpretação. O prémio de melhor letra foi entregue também à canção vencedora do festival, ‘Ergo os meus braços ao céu’.
Mais de uma centena de ouvintes em directo
A exemplo do ano anterior, o festival diocesano da canção cristã teve transmissão em directo no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), num programa em formato radiofónico, com a realização de entrevistas aos concorrentes do festival e reportagem junto do público que assistia. Esta emissão foi acompanhada por mais de uma centena de ouvintes, em Portugal, Espanha, Kuwait e Brasil.