Conselho Diocesano – A unidade na diversidade

O Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil (CDPJ) reuniu-se no passado dia 26 de Outubro. Estiveram presentes cerca de 25 representantes de Movimentos Juvenis e Equipas Vicariais da Diocese de Lisboa, sob a presidência de D. Manuel Clemente.

Num primeiro momento, D. Manuel Clemente, apresentou, a partir de Gaudium et Spes 31, uma reflexão acerca das várias vertentes da pastoral juvenil e das implicações que a acção dos agentes têm na formação humana e espiritual dos jovens que cruzam o seu caminho – ter a palavra certa, estar presente e agir para que os jovens não se percam, como ovelhas sem pastor, mas tragam para fora o bem que têm e o desenvolvam em Cristo. “O grande aliado da pastoral juvenil é o coração humano”.

A pastoral juvenil tem de “fazer” pessoas, não só gente culta, mas com forte personalidade, mas sempre sem perder de vista o objectivo de reproduzir em cada um a dimensão filial e fraterna de Jesus Cristo, que alargou a relação que tinha com o Pai aos outros. Mas em muitos aspectos estamos longe de atingir essa meta – gasta-se tempo em papéis e projectos, entretemos demais e convertemos de menos e passa para segundo plano a educação na oração cristã, o sentido de viver com os outros e para os outros.

No final, um desafio do nosso Bispo: que não passe este ano pastoral sem que cada grupo ou Movimento da nossa Diocese cresça mais na atenção ao próximo.

Foram ainda apresentados e comentados os resultados de um inquérito efectuado no último CDPJ sobre os desafios e objectivos do trabalho pastoral com os jovens, problemas ligados ao actual contexto que se vive, sugestões para melhorar a interacção entre os agentes de pastoral juvenil, entre outros.

Um dos objectivos deste Conselho é trilhar um caminho de comunhão diocesana entre as várias realidades que se dedicam à evangelização dos jovens no Patriarcado de Lisboa e, desta forma, gerar um crescimento no acolhimento recíproco e na procura de soluções conjuntas para as necessidades e desafios actuais da Pastoral Juvenil.

O CDPJ terminou com a apresentação do Programa anual de actividades do Serviço da Juventude para 2013-2014 e com a marcação da próxima reunião do Conselho para o dia 14 de Junho de 2014.


Comentários

comentários

Outras Notícias
© Copyright - Juventude-Patriarcado de Lisboa Desenvolvido por Pixelminds | Communicating Brands