“Faz-te ao largo” em Cascais

O projecto FAZ-TE AO LARGO é uma proposta do Seminário de São José de Caparide para toda a Vigararia de Cascais, que procura envolver paróquias, movimentos e escolas católicas numa iniciativa que quer levar Jesus aos jovens e os jovens a Jesus.

E como? O mote é dado por São João: “As minhas ovelhas ESCUTAM a minha voz: Eu CONHEÇO-AS e elas SEGUEM-ME” (Cf. Jo 10,27). Daqui retirámos um itinerário em três momentos: ESCUTAR, que é um encontro com os jovens na sua paróquia ou escola onde, pelo testemunho, se convida a escutar quem é Jesus; CONHECER, momento vivido em Diocese que coincidirá com a Jornada Diocesana da Juventude no dia 1 de Abril, é um tempo para conhecer Jesus através da sua Igreja, na comunhão com os jovens nossos irmãos e na escuta da palavra do nosso pastor; o momento de SEGUIR é uma Jornada Vicarial, no dia 6 de Maio, onde, tendo escutado e conhecido Jesus, somos convidados a rezar e a questionarmo-nos sobre as formas concretas de O seguir.
Esta iniciativa surgiu dentro do âmbito da missão que o Seminário também tem de provocar e acompanhar o discernimento vocacional dos jovens o que, neste caso, não tem em vista estritamente a vocação ao sacerdócio, mas a descoberta do projecto de santidade que Deus tem para cada um, segundo a sua vocação própria.
Pensado para jovens com mais de 15 anos, integrados ou não nos grupos paroquiais, este projecto envolve as paróquias de Alcabideche, Cascais, Estoril, Parede, São Domingos de Rana, São Pedro e São João do Estoril e Tires; o Colégio Marista de Carcavelos, o Colégio do Amor de Deus, e as Escolas Salesianas de Manique e do Estoril; as comunidades religiosas, os professores; os animadores dos grupos de jovens e movimentos; os párocos e toda a comunidade do Seminário, possibilitando um estreitamento das relações entre todos e criando uma dinâmica de comunhão no trabalho que fazemos com os jovens a nível vicarial.
Nesta fase, o primeiro momento está praticamente terminado e já estamos a preparar-nos, como Vigararia, para participarmos na Jornada Diocesana da Juventude.
Será, com certeza, um tempo forte de encontro com Jesus, em Igreja, no meio de outros que, como nós, O procuram. Vamos com o forte desejo de ouvir do Senhor Patriarca uma palavra que seja um desafio a escutar, conhecer e seguir Jesus que, na ousadia e fidelidade, nos convida: Faz-te ao largo!

 
Faz-te ao largo, Parede!
Na Parede iniciámos há pouco o “Projecto Envolvimento Jovem”, com o objectivo de que todos os jovens, incluídos ou não em grupos, saibam o que se faz na paróquia, participem e se conheçam melhor. O Projecto Faz-te ao Largo não podia, pois, ter aparecido em melhor altura e foi logo adoptado como “projecto transversal” para este ano. O primeiro encontro reuniu cerca de 35 jovens e correu muito bem. Agora estamos a trabalhar, dentro de cada grupo, as pistas para as JDJ.
Este projecto permitiu pôr todos os jovens da paróquia a pensar e trabalhar na mesma direcção. Trouxe-nos ainda, como bónus, uma proximidade ainda maior com o Seminário de Caparide que é muito positiva. Salientamos também o recurso às novas tecnologias (email, Facebook) que, além de atractivas para os jovens permitem levar a partilha e interactividade a níveis de outra forma impossíveis. Aguardamos com expectativa os próximos encontros, alargados à Vigararia. É muito importante que os jovens tenham esta noção de comunidade cristã; que saiam do seu canto e se encontrem com outros que, afinal, partilham o mesmo ideal de vida. Uma iniciativa de louvar!

Dolores Bonaparte
Paróquia da Parede


Faz-te ao largo, Cascais!
O Projeto “Faz-te ao largo” trouxe um novo fôlego ao nosso grupo de jovens, na Paróquia de Cascais. Ao abrir as portas do seminário, e trazer até junto de quem está na paróquia o testemunho de uma vida com Jesus, contagiou-nos e animou-nos na fé. Aos jovens, ainda não muitos, mas também aos seus animadores.
No encontro em que contámos com a presença dos seminaristas de Caparide, fomos desafiados a responder à questão: Quem é Jesus para ti? Através de um debate animado, onde as frases feitas foram escrutinadas e postas em causa, dando lugar a respostas profundas e sentidas, pudemos todos aproximar-nos mais de Jesus. Escutá-lo, conhecê-lo melhor através da Palavra, mas também da experiência e testemunho dos que caminham connosco.
Este projeto teve também a particularidade de se tornar um roteiro comum para muitos jovens que irão participar nas Jornadas Diocesanas da Juventude. Esta preparação que está a correr em várias paróquias e escolas traz um dinamismo novo à diocese e reforça o sentimento de comunidade e pertença. Aqui na nossa realidade paroquial, contribuiu ainda para que se organizasse uma iniciativa mais alargada, em conjunto com a paróquia do Estoril, para tornar a experiência da Jornada ainda mais enriquecedora.

Rita Carvalho
Paróquia de Cascais


Comentários

comentários

Outras Notícias
© Copyright - Juventude-Patriarcado de Lisboa Desenvolvido por Pixelminds | Communicating Brands