Fórum Ecuménico Jovem decorreu em Lamego

Convite a permanecer em Cristo

No passado dia 9 de novembro, o seminário maior da diocese de Lamego recebeu cerca de 300 jovens das igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana para o XV Fórum Ecuménico Juvenil (FEJ).

Sob o tema “Permanecei em Cristo” (Jo, 15,7) a parte da manhã foi preenchida pelo conhecimento reciproco das diversas realidades eclesiais, através da partilha de cada igreja presente.
A parte da tarde foi dedicada ao aprofundamento do tema. Em primeiro lugar com uma catequese do Bispo da Igreja Católica Romana, D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Partindo das palavras de Jesus “Eu sou a videira” (Jo 15, 7) convidou os presentes a fazerem uma viagem, atravessando dois textos do antigo testamento, o salmo 80, que intitulou a autobiografia de Israel ou a tribulações de uma videira, e o Texto de Isaías (5, 1-7) que intitulou o cântico da vinha ou a história de um amor não correspondido.
Depois os jovens participaram em workshops e terminaram o dia com uma celebração, onde se viveu, de forma particular, a unidade no ecumenismo.

O que é o Ecumenismo?
O ecumenismo é um movimento suscitado pelo Espírito Santo que visa restabelecer a unidade visível de todos os cristãos de modo a que o mundo creia em Jesus Cristo. Fundamentadas na oração sacerdotal que jesus dirigiu ao Pai, pedindo que os seus discípulos vivam sempre unidos como ele está unido ao Pai (Jo 17, 21), diversas igrejas e confissões protestantes, anglicanas e ortodoxas começaram em 1910 a trabalhar pela unidade dos cristãos, criando em 1948 o Conselho Mundial das Igrejas.
Embora não fazendo parte deste Conselho, a Igreja Católica Romana colabora com ele em diversas áreas importantes e tem vindo , desde o Concílio Vaticano II, a intensificar as relações fraternas com outras igrejas na busca da unidade.

Como nasceu o FEJ?
Com o propósito de servirem a causa da unidade visível dos cristãos, representantes dos departamentos da juventude das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana, têm vindo a encontrar-se regularmente desde 1998.
Estes encontros têm sido marcados por um clima de diálogo e de abertura às diferentes realidades e tradições eclesiais presentes e ainda por uma manifesta vontade de cooperação entre todos.
Como consequência, diversas atividades têm vindo a desenvolver-se, tais como o Fórum Ecuménico jovem, evento de dimensão nacional, que desde 1999 tem vindo a realizar-se anualmente e tem constituído um espaço de encontro, de conhecimento mútuo e de louvor a Deus entre Jovens de diversas confissões eclesiais, também, a nível Diocesano na semana de oração pela unidade dos Cristãos é promovido pelo conjunto as Igrejas Católica Romana, Presbiteriana, Lusitana e Metodista, uma vigília de oração.
A diocese de Lisboa, aderiu a este movimento desde o seu início.

Foto: João Cláudio Fernandes


Comentários

comentários

Outras Notícias
© Copyright - Juventude-Patriarcado de Lisboa Desenvolvido por Pixelminds | Communicating Brands