Vigília de Pentecostes 2014 – O anúncio do Evangelho “não se fará sem Ele”

No passado sábado, dia 7 de junho, o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa organizou, como é habitual, a Vigília de Pentecostes. Nesta celebração que decorreu na Sé, os jovens que iniciaram este ano o itinerário juvenil fizeram o seu compromisso, perante o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que lhes confiou uma lucerna, sinal da “luz de Cristo ressuscitado”.

500_DSC_5754_15614D. Manuel Clemente, na sua homilia, referindo-se a um dos evangelhos proclamados, salientou: “Ele não está vivo apenas de uma maneira vaga, mas é alguém que nos interpela, que se mete connosco, que nos chama pelo nome. E aí acontece-nos como aquela Maria Madalena: Mestre! Abrem-se os olhos e percebemos que é Ele. É ele, que chama a cada um pelo nome, em todas as circunstâncias da vida”.
Perante duas centenas de jovens, o Patriarca de Lisboa recordou que “os discípulos não pescaram nada sozinhos. Quando Ele os mandou pescar, pescaram tudo o que havia para pescar.” Numa referência ao episódio que narra a aparição de Jesus na margem do lago de Tiberíades, o Patriarca recordou ainda a todos os jovens que o anúncio do Evangelho “não se fará sem Ele. Nós não convencemos ninguém pela nossa conversa, pela nossa prosa ou pela nossa poesia”.
A sua homilia terminou pedindo a oração de todos pelo encontro que iria decorrer no dia seguinte no Vaticano, com o presidente de Israel, o presidente da autoridade Palestiniana e o Papa Francisco. “Deixemos que Deus resolva. Dêmos uma oportunidade a Deus”.


Comentários

comentários

Outras Notícias
© Copyright - Juventude-Patriarcado de Lisboa Desenvolvido por Pixelminds | Communicating Brands